Artigo Administradores
O poder da Logística reversa do ponto de vista acadêmico.
O conceito de logística reversa ainda esta em evolução, existem no mínimo 8 definições , mas vamos utilizar o que é mais popular.
É a área de logística que planeja , opera e controla o fluxo e as informações de logística correspondentes ao retorno de materiais por meio dos canais de distribuição reversos, agregado valor de diversas naturezas: econômicas, legal, logística de imagem.
O objetivo é tornar possível o retorno dos bens ou de seus materiais constituintes ao ciclo produtivo ou de negócios por meio dos processamentos logística de consolidação separação e seleção ate a reintegração ao ciclo.
Podemos citar como exemplo empresas que produzem refrigerantes, são responsáveis pelo retorno das embalagens para o seu centro de distribuição. As siderúrgicas usam como insumo de produção a sucata gerada por seus clientes e para isso usam centros coletores de carga. A indústria de latas de alumínio é notável no seu grande aproveitamento de matéria prima reciclada tendo desenvolvido meios inovadores para a logística
A logística reversa não aplica somente a reutilização de resíduos mais também a produtos que apresentam defeitos de fabricação, que poderão ser submetidos a consertos ou reformas que permitam que retornem ao mercado.
Enfim, apesar de estar ainda em processo de evolução , tudo indica que será o futuro de todas as empresa, afinal reciclar, reutilizar e reduzir já deveria ser algo obrigatório nas empresas sérias ate mesmo pela questões de meio ambiente
Antes o foco era apenas vender, agora é vender e saber o descarte correto deste produto, para o nosso bem e o bem da próximas gerações. Viva logística reversa.
UMC-Logística
Sandra Carvalho de Lisboa e João Victor Alves de Morais
Sandracarvalho_carvalho@hotmail.com