Artigo 3
David Verble
O pensamento A3 é um pensamento lento.
Você está tendo problemas para começar seu A3? Quando ministro treinamentos sobre o pensamento, criação e uso do A3, este assunto aparece como uma das partes mais desafiadoras de se fazer um A3. Então, se você se vir olhando para uma folha em branco de 42 X 29,7 cm e se perguntando por onde começar, aqui estão algumas ideias que podem ajudá-lo com base no que aprendi fazendo e ensinando A3 por anos.
A primeira lição é simples se contraintuitiva. Quando as pessoas perguntam:
“Por onde começo a escrever meu A3?”, respondo: “Não comece escrevendo”. Elas geralmente respondem com outra pergunta: “Então, por onde começo?”. E minha resposta sempre é: “Comece pensando”.
Há dois pontos-chave para mantermos em mente. Primeiro, a história do A3 (o documento escrito que é produzido) é o resultado do pensamento A3, não o processo de pensamento A3 em si. É uma forma de capturar e organizar o pensamento que você faz na resolução de problemas, mas o formato não leva você automaticamente a experimentar o pensamento A3.
Em segundo, o pensamento A3 é uma forma de sistematicamente trabalhar em como solucionar um problema ou suprir uma necessidade. Chegar a essa decisão envolve as atividades de entendimento do problema ou da necessidade em um nível concreto, entendendo os fatores na situação que são barreiras ao avanço rumo às condições-alvo e determinando as melhores opções de realizar mudanças na direção que você quer. E isso deveria envolver muitas perguntas, escutar e comunicar para se assegurar que você está alcançando o conhecimento, o pensamento, a concordância e o apoio dos outros que participam da situação.
Isso é muito trabalho e pensamento. E isso não pode ser realizado simplesmente começando a preencher as partes no formato A3. Seu processo de pensamento precisa estar bem encaminhado antes que você use o documento A3 para relatar sua história de solução de problemas. Você poderia usar o formato