Artigo 2015
Ana Lídia Paixão e Silva (Secretaria de Educação - Pernambuco)
RESUMO
Como o ensino da Arte na escola pública, mais especificamente no Ensino Médio, pode ampliar o campo de visão destes alunos? Envolvidos por uma política pública educacional que pouco contribuí para o conhecimento artístico, alunos e professores e demais participantes da comunidade escolar precisam aprender a estranhar o seu cotidiano, de forma a criticar e reconstruir a sua realidade. Neste relato de experiência, que finalizou com uma exposição fotográfica, o objetivo foi fazer refletir e questionar a realidade , relembrando que esta é e sempre será uma construção social.
PALAVRAS – CHAVE: Ensino médio; Arte; Fotografia
ABSTRACT
As the art education in public schools, specifically in high school, you can enlarge the field of view of these students? Surrounded by an educational public policy that contributes little to the artistic knowledge, students and teachers and other participants of the school community must learn to surprising your daily life in order to criticize and rebuild their reality. In this experience report, which finished with a photographic exhibition, the aim was to reflect and question reality, remembering that this is and always will be a social construction.
KEY - WORDS: High school; art education; photography.
Esta experiência ocorreu no mês de novembro de 2014, na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Trajano de Mendonça, no bairro de Jardim São Paulo, zona sul da cidade do Recife, Pernambuco, com uma turma do 2º ano do Ensino Médio.
A partir de 2008, através da Lei Complementar nº 125, de 10 de julho de 2008, são criadas as EREM, conduzidas por um Programa de Educação Integral, ligado à Secretaria de Educação do estado, tornando-se política pública em Pernambuco. Mais da metade dos estudantes da rede pública do ensino médio (140 mil estudantes, atualmente) estudam em escolas de referência em Ensino Médio, as chamadas