Articulação do joelho
A articulação do joelho é a maior e mais complexa articulação no corpo, é basicamente formada por três ossos: o fêmur, a tíbia e a patela. A união dessas estruturas formam três articulações (duas tibiofemoral e uma patelofemoral) dentro de uma cavidade sinovial.
O joelho possui ligamentos que estabilizam a articulação, auxiliados pelos meniscos que estabilizam o joelho em conjunto com os ligamentos e tendões, e amortecem os impactos sobre as cartilagens e produzem a sua estabilidade.
A cápsula articular tem como função unir os ossos e envolver a articulação principalmente em tendões. Existem algumas fibras capsulares que unem os ossos da articulação.
Os retináculos medial e lateral da patela, são tendões fundidos de inserção do músculo quadríceps femoral e da fáscia profunda da coxa que reforçam a face anterior da articulação.
Ligamentos:
Poplíteo Oblíquo: ligamento plano e largo que estende da fossa intercondilar do fêmur até a cabeça da tíbia, passando superficialmente por ele o tendão muscular do fêmur, iniciando do côndilo medial da tíbia para o côndilo lateral do fêmur. Juntos reforçam a face posterior da articulação
Poplíteo Arqueado: iniciasse do côndilo lateral do fêmur até o ápice da cabeça da fíbula. Reforça a parte lateral inferior da face posterior da articulação.
Colateral Tibial: plano e largo, encontrasse na face medial da articulação, ligado ao menisco medial, na qual a laceração do ligamento, resultada na laceração do menisco medial, iniciasse no côndilo medial do fêmur até o côndilo medial da tíbia.
Colateral Fibular: ligamento redondo e resistente, encontrasse na face lateral da articulação, iniciando no do côndilo lateral do fêmur até a face lateral da cabeça da fíbula. Recoberto pelo tendão do músculo bíceps femoral.
Ligamentos cruzados/ intracapsulares: ligamentos dentro da cápsula que unem a tíbia e o fêmur.
Ligamento cruzado anterior: encontrasse na area intercondilar da tíbia estendendo-se até a