A evolução da gestão educacional: Uma mudança paradigmática
1. A concepção de gestão supera a de administração e não a substitui. Porque a autora faz essa afirmação?
A autora afirma que a concepção de Gestão surge como uma tentativa de melhorar o termo Administração, que não estava atendendo todas as necessidades. Por isso, é importante compreender que a mudança não foi só de um termo, mas sim de atitude. A concepção de Gestão engloba a função administrativa e o desenvolvimento da criança, além de lidar com as diversas “redes” presentes na escola.
2. Como a autora explica a frase: ”Ação conjunta e participativa se associa a autonomia competente”.
Segundo a autora, uma autonomia competente nasce de uma gestão que delegue responsabilidades à sua equipe. A autonomia dada fará com que o grupo possa se mostrar de fato competente já que ao compartilhar as ações, a equipe tem a oportunidade de direcionar em conjunto seus objetivos e melhorar seus resultados. Uma equipe que sabe participar dividirá seus problemas para que outras soluções sejam oferecidas.
3. Explique com suas palavras o parágrafo da página 49 conjuntamente com nota da página 49.
O paradigma da Gestão é globalizante, pois deve dar conta do todo escolar e não apenas do aspecto administrativo, como se pensava antes. Por isso, assim como foi feito no Japão com os sensos que norteiam toda e qualquer organização, o gestor educacional brasileiro deve garantir à sua instituição parâmetros possíveis que vão garantir a formação integral do aluno e assim, a educação cumpre seu papel político-social.
4. Como você entendeu as páginas 51,52 e 53?
A mudança de atitude na administração escolar é uma superação do antigo modo vigente.Gestão é a superação da administração e por isso deve ser uma organização caracterizada pela participação de todos visando sempre o desenvolvimento do aluno. Essa autonomia não deve ser camuflada, ela deve existir e atingir tanto o nível micro quanto o macro para