Arthur
Obesidade
Arthur Soares, Marlon Douglas, Juan Silva e Antônio Valentim
1º ano C – 1003
E. E. Diocesano
Índice
1. .. O que é Obesidade?
2. .. Causas da Obesidade.
3. .. Sintomas da Obesidade.
4. .. Tratamento da Obesidade.
O que é Obesidade?
A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.
1
Causas da Obesidade
A obesidade é causada por um “desbalanço” entre as calorias que são consumidas sob a forma de alimentos e as calorias que são gastas pelo indivíduo para o organismo funcionar.
De uma maneira geral, a pessoa pode ser obesa porque:
1. Come exageradamente e/ou 2. Gasta poucas calorias e/ou 3. Tem mais facilidade de acumular gordura quando há sobra calórica e/ou 4. Tem menor facilidade para “queimar” gorduras
Importante: Apenas 5% dos casos de obesidade são atribuídos a disfunções hormonais como distúrbios da tireoide, problemas pancreáticos, doenças do ovário, etc.
Quem possui maiores possibilidades de ser obeso? Indivíduos com tendência genética a ser obesos – e isto é bastante frequente Indivíduos que mesmo sem tendência genética, exageram na quantidade de alimentos ingeridos, particularmente os alimentos gordurosos Indivíduos que levam uma vida muita sedentária
2
Sintomas da Obesidade
O ganho de peso geralmente se desenvolve ao longo do tempo. Muitas pessoas sabem que estão ganhando peso.
Os sintomas mais comuns da obesidade são:
As roupas começam a ficar apertadas e o indivíduo precisa vestir um tamanho maior do que o habitual.
Há aumento da gordura abdominal e do quadril.
Há aumento do IMC (Índice de Massa Corporal) e da circunferência abdominal.
3