28 Anos De Sucesso No Mercado De TI
12/09/2014
Empresa mostra que, com planejamento e abertura a tendências, é possível chegar lá.
Como quase todo caso de sucesso que envolve empreendedores, sempre existem muitas ideias, vontade de trabalhar e pouco dinheiro. Com a SOFHAR não foi diferente. A empresa de TI, que completou 28 anos no último mês de agosto, começou com serviços de manutenção de equipamentos de comunicação e logo depois entrou no mercado privado de telecomunicações com a venda e manutenção de centrais telefônicas, sendo uma das empresas pioneiras no país a atuar no ramo da telefonia celular.
O olhar afiado de empreendedor de um dos sócios, Flávio Yukiharu Miashiro, já indicava que o sucesso estava por vir: ele percebeu que a mobilidade seria uma tendência e já viu ali uma oportunidade de negócio. Em 1995, com a vinda da Microsoft para o Brasil e com a visão de convergência, entrou no segmento de software e fez a SOFHAR ser pioneira novamente, desta vez como a primeira grande parceira Microsoft no sul do país.
Após a capacitação e especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação, o Core Business da SOFHAR passou a ser licenciamento e soluções em TI. Desde então, a empresa passou a ser uma integradora e atende o setor público e privado com atuação nacional.
Empreender é estar ligado nas oportunidades de mercado e, às vezes, mudar de direção para continuar a crescer. “Na mudança de foco, o desafio foi grande. É possível mudar a ideia do negócio no meio do caminho, mas é preciso planejamento para isso. Essa etapa durou cerca de dez anos. O foco em tecnologia da informação foi correndo em paralelo com o processo do varejo. Até 2006, mantivemos lojas enquanto íamos migrando e preparando a empresa para o segmento de TIC. Não é só colocar uma placa na frente da empresa dizendo que mudou o foco, é preciso uma estruturação”, adverte Wilmar Prochmann, diretor-presidente da SOFHAR.
Dos 28 anos de idade da