Artes
São Paulo, 06 de Junho de 2015
Nome: Eduardo Medeiros 9°A
Artes – Expressionismo Abstrato
O que foi?
Expressionismo abstrato foi um movimento artístico com origem nos Estados Unidos, muito popular no pós-guerra. Foi o primeiro movimento especificamente americano a atingir influência mundial e também o que colocou Nova Iorque no centro do mundo artístico. O Expressionismo Abstrato é um dos movimentos da pintura americana, tendo-se desenvolvido a partir da década de 40. Estava centrado em Nova Iorque, razão porque assume muitas vezes o termo de Escola de Nova Iorque.
O movimento ganhou este nome por combinar a intensidade emocional do expressionismo alemão com a estética antifigurativa das Escolas abstratas da Europa, como o Futurismo, o Bauhaus e o Cubismo Sintético. O termo foi usado pela primeira vez para designar o movimento americano em 1952 pelo crítico H. Rosenberg.
O que pensavam?
Uma pintura em que o essencial está na expressão da individualidade, da subjetividade do pintor. Para eles, essa manifestação só poderia ser exclusivamente individual se o autor o fizesse de maneira livre, gestual, sem projeto prévio.
Descontentamento em relação às escolas tradicionais e às regras para a criação de uma “arte moderna e acabada”.
Revolta contra a pintura tradicional, a liberdade e a espontaneidade.
Extremo desejo de independência.
Ausência de modelos, a ideia de espontaneidade relacionada ao trabalho artístico.
Procurava a liberdade plena em nome da invenção.
O Tachismo, ou a marca deixada pelo pincel, baseada na caligrafia oriental.
Hans Hofmann
Trabalho de arte de Hofmann se distingue por uma preocupação rigorosa com a estrutura pictórica, ilusão espacial, e as relações de cores.
Suas obras completamente abstratas datam dos anos 1940. Hofmann acreditava que a arte abstrata era uma maneira de obter a realidade importante. Ele famosamente declarou que “A capacidade de simplificar meios para eliminar o desnecessário para