Artes
TRABALHO DE ARTES
ANA VICTÓRIA
JEFFERSON SILVA
JULIANA MELO
LARA
LETICIA MARIA DOS SANTOS
MYRLA
THAYNÁ FIGUEREDO GÓIS
MACEIÓ – AL
2015
O PASSEIO, MULHER COM SOMBRINHA (1875)
Óleo sobre tela
100cm x 81cm
National Gallery of Art,
Washington (EUA)
OBRA
A obra “O Passeio” também é conhecida como “Mulher com Sombrinha” e “Madame Monet e o filho”. Foi pintada em 1875 por Claude Monet durante uma caminhada com sua família pelos arredores de Argenteuil, onde residiam na época. A pintura retrata a primeira mulher do pintor, Camille, e o filho mais velho, Jean, em um passeio.
O pequeno Jean, bem distante da mãe, aparece mais ao fundo, à esquerda, com seu chapeuzinho redondo e com suas mãozinhas nos bolsos, como se a sua presença fosse apenas acidental, sendo a mãe a personagem mais importante da cena. Embora seus traços sejam apenas esboçados, ele se mostra bastante sério, mantendo um olhar distante. A vegetação cobre-lhe quase que metade do corpo, enquanto ele parece focar algo distante.
COMPOSIÇÃO PLÁSTICA
Óleo sobre tela. O mais incomum é que ambos são vistos de baixo para cima, além do grande espaço que a esposa ocupa na composição. O dia está maravilhosamente ensolarado e o céu cheio de nuvens brancas, passando ao observador uma sensação de tranquilidade e frescor, pois luz e brisa parecem ultrapassar os limites da tela.
A presença do vento na pintura pode ser percebida através do esvoaçar das vestes de Camille e do dobrar da vegetação. Seus pés não são vistos, pois estão encobertos pela relva e flores. Mesmo assim, Camille mostra-se vaporosa e parece flutuar, levada por sua sombrinha delicada, mas firme, postada à direita de seu corpo. Seu olhar parece dirigir-se ao observador.
O efeito luminoso no quadro é perceptível através do delicado resultado dégradé colorido da sombra, que a sombrinha de interior verde joga sobre o corpo da modelo, e as sombras espalhadas pela vegetação, onde se fundem vários tons de verde e o