Aulas 1 A 5
Quando falamos em meio ambiente, o que vem à sua mente?
Em geral, lembramos, em primeiro lugar, de mata, de cachoeira, ar puro e vida selvagem, mas meio ambiente é muito mais do que isso. É tudo aquilo que nos cerca e que precisa de cuidados também.
Introdução
Hoje em dia, o gerenciamento funciona, inclusive, como uma atividade que envolve o meio ambiente, já que é uma ferramenta de prevenção e controle de impactos ambientais; impactos estes, que causam também riscos à vida humana.
Justamente por isso, se houver formas de prevenir e controlar os acidentes, por que não fazêlos?
Meio Ambiente
Vamos analisar o conceito constitucional de meio ambiente, antes mesmo de mergulharmos na história que gerou a necessidade do gerenciamento de riscos ambientais:
“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”
Reflexão
O que estamos fazendo com o meio ambiente no presente faz com que deixemos de aproveitá-lo em sua totalidade agora. Nós também estamos impedindo as futuras gerações de usufruí-lo. Ao longo da história da humanidade, a ideia de crescimento se confunde com um progressivo domínio e transformação da natureza.
Neste paradigma, os recursos naturais são vistos como ilimitados.
Entenda que:
O consumismo desenfreado é a causa da geração insustentável de resíduos. Este problema atinge a humanidade há décadas!
Porém, somente a partir da última década do século XX e no início do século XXI, o impacto do ser humano no meio ambiente se torna mais reconhecido e debatido pela sociedade de uma forma geral.
Crescente atividade industrial mundial. + Ausência de programas eficazes de gestão ambiental.
= Cada vez mais impactos sejam gerados sem que haja uma correta remediação.
Mesmo quando há uma correta disposição, tratamento e utilização de resíduos, é gerado