Trabalho Marketing 1
Quem quer abrir uma loja de Moto peças? Gostaria de contar aqui uma experiência pessoal minha, que foi abrir uma loja de Moto peças, e dividir as coisas que aprendi.
Dados de identificação: A localização do ponto é fundamental. O recomendável são ruas de grande movimento, nas quais seja permitido estacionar. É bom ter estacionamento na frente da loja. Não é necessário se preocupar com a decoração do ambiente, pois o cliente só quer saber de duas coisas: se você tem a peça que ele precisa no estoque, e se ela é mais barata do que na concorrência. Espalhar peças e acessórios mais caros pela loja ajuda nas vendas. Bom atendimento também. Outro ponto que eu destacaria é uma ter uma fachada bem chamativa, mas isso vale para qualquer negócio. com isso, para quem sabe ajudar alguém que esteja pensando em se aventurar numa empreitada dessas.
Quem sou eu: Eu sou um apaixonado pelo mundo das duas rodas e um motor, esperando ser descoberto por alguma revista que queira me contratar como piloto de testes e resenhado de motos. Comecei a montar a minha loja no final de 2004, ela foi inaugurada em fevereiro de 2005, e fechou as portas em dezembro daquele mesmo ano. Mas antes de contar como ela fechou, vou contar como foi o processo de abertura da firma, depois de contato com fornecedores, montagem da loja, rotina de funcionamento e dicas para se dar bem no negócio.
Sobre o negocio. Abrir uma empresa não é uma tarefa fácil. A princípio eu pensei em trabalhar "clandestinamente", mas logo vi que seria impossível, pois todos os fornecedores exigem CNPJ e Contrato Social, e os Bancos exigem ainda mais documentos, então o jeito foi correr atrás de legalizar a firma o mais rápido possível. O processo todo começa na Junta Comercial e na Receita Federal do seu Município. Nestes locais você vai obter o Contrato Social, CNPJ e a Inscrição Estadual, não necessariamente nessa mesma ordem. Para dar entrada no pedido destes documentos é necessário