artes
Deus poseidon
Conhecimento clássico
A busca pela verdade se da pela razão
IDADE MÉDIA
Do século I ao XIII, surge a teoria do conhecimento.
Do século XIII ao XV, surge o renascimento.
Caracterizado pela recusa em aceitar o mito.
A visão teocêntrica passa a ser superada pela visão Antropocêntrica.
A contribuição de galileu
Copérnico
A contribuição de Galileu (1564 -1642) confirma a teoria de Copérnico e apresenta dos aspectos que insistem em perdurar esses séculos, ou seja, abordagem empírica da ciência, e o uso de uma descrição matemática da natureza
Idade moderna
Com a proposta de descarte nasce o período em que o conhecimento passa a ser aceito a partir da certeza absoluta e inquestionável.
Século XVII Bacon argumenta que a fonte do conhecimento esta nos fatos, estes convalidam a razão e devem ser cuidadosamente observados e minuciosamente descritos.
Bacon
Descartes considerado “O pai do racionalismo moderno” Afirma que nem a Fe, nem a tradição, nem mesmo o conhecimento sensível, aquele que o sentimentos nos fornecem são dignos de créditos absoluto, resta por isso só a razão.
Pensamento tradicional cartesiano
Concepção de que os fenômenos podem ser analisados e compreendidos se forem reduzidos as partes que os constituem.
Visão dualista do universo paradigma: a visão do mundo material e o espiritual, do corpo e da mente.
Paradigma tradicional na educação.(karin A partir daqui)
Newton consolidou o método racional e dedutivo de Descartes, e assim surgiu o Paradigma Newtoniano-Cartesiano, que influenciou e influencia ainda hoje praticamente todos os campos do conhecimento científico. Esse paradigma simplificadamente parte do pressuposto de que, para se conhecer o todo, é preciso fragmentá-lo em seus componentes e estudar cada um deles separadamente. O todo seria o resultado da união e entrelaçamento dessas partes menores. Por exemplo, para conhecer o funcionamento de uma máquina, é preciso