Artes
Setor de Educação - Departamento de Planejamento e Administração Escolar
Disciplina: Pedagogia em espaços não-escolares
Docente Responsável: Prof.ª Dr.ª Neura Maria Weber Maron
Acadêmicos: Cybelle Ap.ª Batista de Andrade Fernanda Chaves Gabriel Plácido Teixeira da Silva
O TRABALHO PEDAGÓGICO NO HOSPITAL PEQUENO PRÍNCIPE: UM PROCESSO PAUTADO NAS RELAÇÕES DOS SUJEITOS
SANCHES, MATTOS E PETERS.
O “Modo Pequeno Príncipe de Fazer Educação” existe desde 2002, foi criado pelo HPP e é viabilizado pelo Setor de Educação e Cultura. Um Projeto Político-Educacional próprio foi construído para permear o trabalho, a fim de otimizar as relações pedagógicas entre os hospitalizados.
PERSPECTIVA: Estabelecer diálogo entre escola/hospital; promover ações culturais e valorizar os conhecimentos humanos popular ou científico produzidos pela humanidade ao longo da História.
QUEM ATENDE: Professores e educadores contratados pelo hospital e conveniados das secretarias de Educação Municipal de Curitiba e Estadual do Paraná. Professores são considerados todos aqueles que têm diploma de licenciatura e Educadores, os profissionais de diversas áreas com ou sem ensino superior que se dedicam ao trabalho docente.
QUEM É ATENDIDO: crianças e adolescentes de 0 a 18 anos internados no HPP – a forma de separação não é rígida por acreditar-se que os processos de maturação podem se alterar conforme o quadro clínico do indivíduo.
As experiências são tratadas de modo a serem sempre criadas, repensadas e recriadas. A prática é embasada e teorizada com suas próprias metodologias de ensino-aprendizagem, valorizando o que é construído nessa metodologia, uma vez que a Educação Hospitalar é emancipada da escola por ter suas próprias características em que os hospitalizados passam a atuar em contextos multiculturais, étnicos, heterogêneos e itinerantes.
O texto cita