artes
NMB – PEDAGOGIA
SÃO PAULO – SP
2014
TEMA
O que foi o tropicalismo?
INTRODUÇÃO
A tropicália, tropicalismo ou movimento tropicália foi um movimento cultural brasileiro, onde surgiram correntes artísticas de vanguarda, cultura pop nacional, pop rock, trazendo manifestações tradicionais e inovações radicais. O tropicalismo deu inicio no final da década de 1960 buscando reinventar as artes brasileiras, com o ponto forte na música, rompendo as tendências nacionalistas defendidas por setores de esquerda que queriam afastar a arte brasileira da influencia norte americana.
Entre 1967 e 1968 os músicos tom Zé, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Os Mutantes entre outros artistas fizeram parte de um projeto criativo que resultou no disco manifesto “Tropicália ou Panis et Circensis” a características principal do grupo era unir temas urbanos e modernos aos folclóricos e populares, com a utilização de instrumentos tradicionais da música brasileira.
O movimento sofreu influências e influenciou o cinema novo de Gláuber Rocha e o teatro brasileiro, sobretudo nas peças anárquicas de José Celso Martinez Corrêa.
Sobretudo teve um acontecimento cultural único que ficou marcado por uma explosão de ideias marcando o endurecimento da ditadura militar resultando no fim da tolerância do regime em relação aos seus critérios e no exílio de milhares de intelectuais e artistas entre eles Caetano Veloso e Gilberto GIL.
Mesmo com o pouco tempo de duração, a tropicália levou a cultura brasileira a aceitar sua inserção no mundo contemporâneo.
Contudo essa pesquisa é o ponto de partida para uma série de conhecimentos, deste movimento que marcou a cultura e a sociedade brasileira no século 20.
JUSTIFICATIVAS
Escolhi este trabalho por tratar – se de um movimento de liberdade que revolucionou a música popular brasileira, envolvendo todos os gêneros artísticos com o objetivo de alcançar