Relatório de preparação de misturas homogêneas e heterogêneas
Palavras Chave: Mistura, Heterogêneo, filtração.
Resumo
Durante os experimentos realizados no laboratório, observarmos as diferenças entre as misturas homogêneas e as misturas heterogêneas;
Mistura é um sistema formado por duas ou mais substâncias puras, chamadas componentes.
As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.
Existe uma diferença entre solução e composto, as soluções não têm composição fixa como a dos compostos, ou seja, as quantidades de cada elemento presentes nas soluções podem variar e estar em qualquer proporção.
Realizamos a filtração das substâncias utilizando um método chamado de filtração simples, onde obtivemos como resultado duas substâncias, uma líquida e outra sólida.
Introdução
Para separar os elementos de uma mistura, é importante verificar se ela é homogênea ou heterogênea.
Mistura Homogênea: apresenta-se uniforme e com características iguais em todos os seus pontos. São formados por uma fase.
Mistura Heterogênea: podemos ver a olho nu ou ao microscópio, os diferentes materiais que formam o sistema, não apresentam as mesmas propriedades em toda a sua extensão. São formados por mais de uma fase.
Em um laboratório existem várias técnicas para separação de misturas, a escolha do melhor método envolve o conhecimento das substâncias que compõem a mistura.
Experimental
1º Colocou-se um grama de sulfato de cobre e adicionou-se 20 ml de água destilada agitando-os até formar uma mistura homogênea (Sol. I).
2º Acrescentou-se dois gramas de dióxido de silício e observou-se a mistura (Sol. II).
3º Realizou-se uma filtração simples, resultando em uma substância líquida e resíduos.
Conclusão
A filtração simples é eficaz apenas quando