Artes
Os egípcios tiveram grande influência no desenvolvimento de vários povos limítrofes ou longínquos. Muitos eruditos de outros povos da antiguidade iam buscar seus conhecimentos no Egito.
Seus deuses e suas crenças chegaram a se espalhar por toda parte. As pirâmides impressionaram o mundo, e a sua crença na imortalidade da alma foi considerada um avanço na espiritualidade.
Homero e Hesíodo, os dois maiores formadores da cultura grega antiga encontraram nos mitos e nas religiões dos povos orientais (sobretudo os egípcios, persas, babilônios, assírios e caldeus), bem como nas culturas que precederam a grega, os elementos para elaborar a mitologia grega, que, depois, seria transformada racionalmente pelos filósofos.
Influência Religiosa Grega sobre a Romana
A influência da cultura grega na romana veio desde o tempo dos estrucos, no início sofreu certa resistência após a guerra de Aníbal. Outro fator que dificultou a influência grega foi a elitização destas influências, de modo que as classes mais baixas não tivessem acesso.
Porém, mesmo com as dificuldades, a partir da Segunda Guerra Púnica a influência religiosa da Grécia sobre Roma era grande, já que o povo não mais encontrava em seus deuses as respostas necessárias. No período das grandes conquistas as novidades chegadas do exterior foram implantadas facilmente, entre elas as concepções gregas sobre os deuses.
O nomadismo Paleolítico x O sedentarismo Neolítico
No paleolítico (Até 800 a.C) os homens começaram a confeccionar os primeiros instrumentos para a caça de animais e coleta. Eles era nômades, ou seja, quando o alimento se esgotava num local, eles mudavam para outro, podemos observar que nessa época o homem ainda não havia a mentalidade de alterar a natureza em que vivia. Foi também nessa época que o homem descobriu o fogo, e que poderia criá-lo através do atrito.
O período neolítico (Início em 8000 a.C) caracteriza-se justamente por ser o