automação
R: Sensores, controladores e atuadores.
2) Defina a linguagem de programação dos CLPs.
R: A mais conhecida é a LADDER (diagramas de contatos). Podem ser usadas também as linguagens: Bloco de funções (linguagem digital); Fluxograma (GRAFSET); e Lista de Instruções (programas em baixo nível).
3) Qual é o principio de funcionamento da soft stater?
R: Possui uma ponte tiristorizada para controlar o ângulo de disparo da senoide. Variando o ângulo de disparo, podemos variar a tensão aplicada ao motor/Soft starter.
4) Descreva o funcionamento dos sensores abaixo
a) Célula retro flexiva: Possuem emissor e receptor no mesmo componente. Utiliza espelho prismático para receber sinal de retorno. Aplicação em distâncias inferiores a 2m.
b) Sensores ópticos por barreira fotoelétrica: Dois componentes, um emissor e outro receptor (sinal infravermelho). O acionamento acontece quando o sinal for interrompido. Aplicação em distâncias inferiores a 50m.
c) Sensor indutivo com 2 contatos: Detecta somente metais magnéticos. Possui internamente uma bobina que gera o sinal de saída para os contatos NA ou NF.
d) Sensor capacitivo: Detecta qualquer material. Utiliza o princípio do capacitor. O dielétrico é o ar, com uma das placas no componente e a outra no próprio material.
e) Termopar: Transdutor de temperatura com duas ligas metálicas que geram tensão (em milivolts) por diferencial de potencial, quando aquecidas. Transformam grandeza física em sinal elétrico para ser processada por um controlador.
5) Descreva o sinal dos sensores de proximidade indutivos modelos PNP e NPN:
PNP: Envia sinal de saída positivo.
NPN: Envia sinal de saída negativo.
6) Descreva o princípio de funcionamento do controlador PID:
R: Controlador proporcional integral e derivativo. Utilizado em diversas aplicações industriais por manter o erro em