artes
Características:
Valoriza o volume das coisas, dispensando os elementos acessórios. As formas são representadas como volumes geométricos que se sobrepõem. Em vez de representar algo a partir de um ponto de vista, representam pormenores vistos de diversos pontos de vista (rutura com a perspetiva do Renascimento).
Fauvismo
Características:
Simplificação das formas e valorização das cores fortes. A cor tornou-se totalmente independente do real ,já que não era importante que a cor aplicada estivesse de acordo com a realidade. É a cor que dá expressividade às obras.
Futurismo
Características:
Preocupa-se em captar o dinamismo da vida moderna. Valorizava o presente e as ideias de progresso e de velocidade, a civilização da máquina e do futuro. Procurava transmitir as sensações de velocidade ,de luz, de ruído. A utilização de cores contrastantes e a sobreposição de imagens proporcionaram a ideia de movimento
Abstratismo
Características:
O abstracionismo como estilo artístico caracteriza-se pela supressão da realidade e da perspetiva, pela simplificação das formas e pela representação figurativa das coisas. Aqui, não se busca a simples retratação da natureza concreta, mas sim, a criação de uma linguagem visual, dotada de suas próprias interpretações.
Expressionismo
Características:
As obras expressionistas representam mais o emocional que o racional, transmitindo a noção de dor,mal- estar e terror. Estes sentimentos são transmitidos através da deformação das figuras e de cores muito vivas
INOVAÇÃO e PROVOCAÇÃO são duas das características que, de um modo geral, marcam a arte nas primeiras décadas do século XX.
Nesta época, a inquietação, a instabilidade e as transformações sociais e morais decorrentes da 1ª Guerra Mundial deram origem a novas formas de encarar as artes e a literatura.
Por outro lado, o avanço tecnológico também contribuiu para essa transformação. Por exemplo, a fotografia, inventada já no século XIX,