Artes
I. Introdução
I. 1. Comunicação – É um processo contínuo e dinâmico no qual os participantes criam um relacionamento através do envio e recepção simultânea de mensagens. Inclui não apenas a partilha de ideias mas também a troca de dinheiro (acção física), por exemplo. Implica ‘compreensão’ (mínima). Existe porque há diferenças (um padrão de normalidade, de expectativas).
Modelo
II.1. Fonte – De onde veio a mensagem; a sua origem;
II.2. Mensagem – Ideias, sentimentos, significados que a fonte pretende comunicar; o conteúdo;
II.3. Canal – O meio através do qual a mensagem é enviada.
II. 4. Receptor – A(s) pessoa(s) para as quais a mensagem, vinda da fonte, se dirige.
II.5. Codificação – Processo (in) consciente pelo qual a fonte elabora a mensagem.
II.6. Descodificação – Processo pelo qual o receptor interpreta a mensagem, vinda da fonte.
II.7. Ruído – Algo que distorce a mensagem ou perturba o processo de comunicação; algo que interrompe o fluxo de comunicação entre a fonte e o receptor. II.7.1. Físico – Força externa à relação de comunicação que distrai o sucesso de transmissão e recepção da mensagem. Ex. um telefone que toca, uma criança que chora. II.7.2 - Fisiológico – Invade a comunicação através dos cinco sentidos. É afectada por factores biológicos como a indisposição, a fadiga, a raiva. II.7.3. Psicológico – Forças internas que afectam a capacidade humana para enviar e/ou receber mensagens, frequentemente em resultado de preconceitos sobre os outros ou conceitos sobre si próprio, normalmente baseadas em experiências anteriores.
II. “Feed-back” – Respostas espontâneas do receptor para a fonte (transmitindo o que ele sente sobre o que lhe está a ser transmitido), habitualmente através da linguagem não verbal, como a corporal.
II. Conceitos relacionados
III.1. Contexto – Ambiente social, cultural e