Artes
As escolas estão trabalhando baseado no RCNEI ou ainda estão trabalhando arte como passatempo (o desenho sem contextualização,etc...)?Outras reflexões deverão ser feitas.
Antes de adentrar ao mundo da Arte na Educação Infantil, faz-se necessário conceituar o termo Arte, diante de toda a amplitude da palavra.
A Arte é uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. Ela pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema e na dança. Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na nossa sociedade, podendo ser vista ou percebida pelo homem de diferentes maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais).
O RCNEI sugere que a prática das Artes Visuais seja abordada fazendo parte do cotidiano da vida infantil, visto que nesta faixa etária que vai de dois até os quatro ou cinco anos, a criança rabisca o chão, as paredes e os muros, desenha seu próprio corpo, pinta objetos, cria sua marca.
É o papel da escola ensinar a proposta história e social da arte.Porém,infelizmente,ainda há professores trabalhando com o chamado método tradicional,que supervaloriza os exercícios mecânicos e as cópias por acreditarem que a repetição de algumas atividades é capaz de garantir que os alunos fixam modelos.
É por isso que são preparados para essas crianças desenhos pré- preparados, usados somente para pintar, passar por cima, tirando da criança a ARTE de usar a criatividade para criar.
O ensino da Arte vem mudando sistematicamente no Brasil. Porém, hoje a prática da Arte na escola se resume a desenhos inacabados, sem explicações, pouco uso da pintura ou conhecimentos da obra. Tinta então, nem pensar.
Compete ao professor a estimulação da criança, em todos os sentidos visuais e perceptivos, pois sua sensibilidade e criatividade serão