Max weber
CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA – CCN
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PROFº.: ASCÂNIO WANDERLEY
MAXIMILIAN CARL EMIL WEBER
DEYCKSONY MAYRON
GLEYCE KELLY M. DOS SANTOS
GLEYDSON PABLO R. VELOSO
LUIZ CARLOS DOS S. SILVA
LUIZ ORLANDO A. DOS SANTOS
NAIARA ALVES DE MORAES
VICTOR HUGO VAZ BRANDÃO
TERESINA, PIAUÍ
ABRIL - 2012
Maximilian Carl Emil Weber foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Weber é considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno. Seus estudos mais importantes estão nas áreas da sociologia da religião, sociologia política, administração pública (governo) e economia. Nascido na cidade de Erfurt-Alemanha em 21 de abril de 1864, Weber faleceu na cidade de Munique-Alemanha em 14 de junho de 1920.
As principais realizações de Weber foram: * Estudos nos campos da economia, sociologia política, religião e administração pública. * Prestou consultoria aos negociadores da Alemanha no Tratado de Versalhes. * Prestou consultoria à comissão que redigiu a Constituição de Weimar.
Tendo como principais obras: * A Ética Protestante e o espírito do capitalismo (1903) * Estudos sobre a Sociologia e a Religião (1921) * Estudos de Metodologia (1922) * Política como vocação
As principais frases * "Regra é, antes de tudo gestão da vida cotidiana." * "Não se teria jamais atingido o possível, se não se houvesse tentado o impossível."
ECONOMIA E SOCIEDADE
Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros. Só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais.
Weber aparece com um conceito sobre a teoria sociológica a categoria de ação, considerado por ele o objeto da sociologia. A ação é um comportamento humano ao quais os