Artes
Aluna: Shayane Samara v. santos.
Turma: 131
O que é carnaval:
O carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos.
A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorado através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas.
O Carnaval, não é somente uma festa. É, e com todas as possibilidades de aceitação ou reprovação popular, a cara cultural do país. Não estou aqui, aprovando o velho ditado mundial, de que o Brasil é o país do samba e só, absolutamente não, o que quero é que vocês, caros leitores, entendam, é que, querendo ou não, o samba nasceu dos morros, o carnaval nasceu da miscigenação cultural do país, logo, assim como somos frutos da mistura sociocultural, nacionalmente falando, o carnaval faz com que nos reconheçamos dentro de uma nação plurissocial, ou seja, tão neológica quanto a palavra em destaque.
A importância do carnaval:
Arlequim, Pierrô e Colombina
Arlequim
Também servo de Pantaleão, Arlequim era um espertalhão preguiçoso e insolente, que tentava convencer a todos da sua ingenuidade e estupidez. Depois de entrar em cena saltitando, deslocava-se pelo palco com passos de dança e um grande repertório de movimentos acrobáticos. Debochado, adorava pregar peças nos outros personagens e depois usava sua