Artes e educação
P ESQUISA E O TRABALH O DO PESQUISADOR
Ronaldo Rosas Reis1
NOTAS
RESUMO
O texto expõe o estado da arte da pesquisa sobre as relações sociais de produção artística e o ensino de arte no Brasil observando seus principais avanços em quatro anos.
Tem por objetivos relatar e divulgar o desenvolvimento teórico-metodológico da pesquisa e refletir politicamente sobre o trabalho do pesquisador.
Palavras-chave: trabalho; arte-educação; política.
ABSTRACT
This paper presents the state of the art of research on the social relations of artistic production and teaching of art in Brazil watching its main achievements in four years. It aims to report and disclose the theoretical development and methodological research and to reflect politically on the researcher’s work.
Keywords: work; art education; policy.
APRESENTAÇÃO
Faz parte da tradição da literatura da área de Arte -Educação voltar-se para temas relacionados com as questões metodológico-cognitivas e/ou com o universo das problemáticas centradas na didática e na prática pedagógica fortemente apoiada na empiria (estudos de caso) e ainda com a formação do arte educador. A título de ilustração, das vinte e oito comunicações apresentadas no então Grupo de Estudo Educação e Arte na 3 0ª Reunião Anual da ANPEd, em
2008, vinte e cinco delas seguiam essas linhas, duas traziam abordagens de natureza filosófica e/ou estética, e apenas uma se apresentava como de extração histórico-sociológica2. Longe de constituir uma observação crítica a uma limitação epistemológica da tradição mencionada, a constatação acima pretende situar nesse quadro a temática e o corte epistemológico e metodológico da pesquisa “Trabalho, arte e educação no Brasil. As relações sociais de produção artística e o ensino de arte” que realizamos na Universidade Federal Fluminense com o auxílio do CNPq. Para
1
Doutor em Comunicação e Cultura (UFRJ, 1994). Professor da Faculdade de