Artes na Educação
DISCIPLINA ARTES NA EDUCAÇÃO
Nome Pólo
Shirley Rocinha
Questão única:
Releia os capítulos 1 a 5 dos cadernos didáticos e as postagens do nosso fórum.
Baseando-se no que se disse sobre “o que é música?”, sobre os processos de significação e validação de uma obra musical, sobre as relações necessárias entre a obra e o sujeito, reflita sobre o papel da educação musical na escola. Qual seria, no seu entender, a função desta educação musical? Como podemos atuar em sala de aula, levando estas questões em consideração?
Resp: Estamos a todo momento envolvidos pela arte. Entretanto,por muitas das vezes não nos damos conta dessas inquietações artísticas, seja pelas atribulações do dia a dia, ou mesmo pela acomodação e falta de estimulo dos nossos sentidos. Cabendo desta forma aos professores dá a devida importância desse estimulo. O olhar, aguçar a curiosidade dos alunos, e sinalizar as devidas reações. O docente pode e deve ser a ligação entre o sensível e o real, vinculando os conhecimentos instituídos com os individuais, buscando significado e construindo uma relação que fomente a cultura individual e, consequentemente, a cultura na escola.
A música tem um valioso papel no processo de formação de um individuo. É de extrema importância que a criança tenha contato com esta arte desde pequena, e que ela esteja incluída no plano de ensino. Observa-se resultados extremamente satisfatórios na inclusão da música para ensinar matérias aos alunos, como por exemplo, no processo de alfabetização, ensinando as letras, brincando com as palavras em forma de música,(cito o cordel como exemplo disto,que é muito usado no nordeste.) O que não deixa de ser uma forma de prender a atenção daqueles alunos hiperativos em sala de aula. Além disso, esta cientificamente comprovado que a música estimula diversas áreas do cérebro, e facilita o aprendizado. Joly (2003) revela existir uma linha muito tênue entre o desenvolvimento musical e o intelectual,