agregados
a) Agregado leve: sua massa especifica aparente ou massa unitaria é inferior a 1,3 kg/L
· Leves naturais: é o material constituido de pedras-pomes, diatomitos e etc.
· Leves artificiais: é o material constituido de argila expandida vermiculita, cinza volante sinterizada.
b) Agregado normal: massa especifica aparente ou massa unitaria varia de 1,3kg/L a 2kg/L, como areia seixo e pedra britada. c) Agregado pesado: massa especifica aparente ou massa unitaria é maior que 2kg/L, como a hematita,barita,magnetita.
OBTENÇAO DE AGREGADOS
-Areia natural e cascalgo: Para a obtençao de 1m3 de areia, de modo geral, é necessario a dragagem de 1m3 de jazida.
Para a obteçao de 1m3 de cascalho de modi geral é necessario a escavaçao de 3 a 4 m3 de jazida
Beneficiamento: consiste de lavagem e peneiramento do matetial bruto, estocando-se separadamente cada graduaçao de agregado.
-Pedra britada
a) extraçao da rocha: O processo produtivo se inicia com a detonaçao da rocha atraves do uso de explosivos.
b)Fragmentaçao secundaria: apos a extraçao de grands blocos dependendo do seu tamanho, podera ser necessario reduzi-los para tamanhos adequados p alimentar um britador primario. c)transporte: apos a operaçao de extraçao e fragmentaçao, o matetial é transportado ate o alimentador do brotador primario. d)britagem: em geal, uma instalaçao de processamento de agregados conta com um britador primario e um secundario.
e)peneiramento: apos o material ser britado, ele é passado por uma serie de peneiras, objetivando dividi-lo em grupos de tamanhos denomindos de graduaçao.
f) é comum o agregado obtido pela fragmentaçao da rocha possuir uma excessiva quantidade de finos o q prejudica consideravelmente a sua qualidade. É comum se utilizar lavadores de agregados.
g)estocagem: sao necessarios cuidados nessa fase, evitando- se q haja segregaçao do agregado nas pilhas de estocagem, contaminaçao por material fino ou solo.