artes en portugal
Vamos apresentar um trabalho sobre diferentes tipos Arte nos finais do século XIX.
Arte nova
A Arte nova, surgida ainda nos finais do século XIX, nomeadamente em frança e na bélgica, em plena Belle Époque, produziu obras de grande beleza e requinte, utilizando matérias diversos como tecidos, vidro, pedras e madeiras preciosas. Abrangeu os mais variados sectores artístico: a pintura, a arquitetura, o mobiliário, a decoração de interiores e a ourivesaria. Inspirou-se na natureza e valorizou a linha ondulante e curva que sugeria a ideia de movimento.
Multiplicidade artística
Depois da I Guerra Mundial tem vindo a desenvolver novas formas de expressão artística e provocaram uma autentica revolução no mundo das artes. A partir dai tem vindo a desenvolver a qualidade das artes, melhores fotografias, a pintura perdeu o monopólio da produção da natureza e foi forçada a encontrar novas soluções.
Cubismo
O cubismo era uma nova arte desenvolvida em França entre 1907 e 1914 representava-se com objetos reias, apesar de parecer puramente geométrica. Eram feitas em telas que se via em simultâneo diversas perspetivas de um mesmo objetivo.
Futurismo
O futurismo é movimento artístico e literário, que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro.
Abstraccionismo
A arte abstracta ganhou uma importância fundamental ao longo do séc. XX. As formas geométricas, as linhas e as cores adquiram, assim, um valor independente da realidade, não representando nada de concreto, apenas os impulsos estéticos, os sentimentos ou as emoções do artista.
Surrealismo
Iniciado em Paris, cerca de 1924, em influenciado pelas teorias psicanalíticas de Freud, o surrealismo procurou descrever o «surreal», ou seja, o inconsciente, e entender o mundo dos sonhos. Nos quadros surrealistas, as imagens vão da serenidade do sonho à inquietação dos pesadelos. Max Ernst, René