arte
Já o Governo, geralmente, refere-se às autoridades que dirigem, controlam e administram as instituições do Estado, que consiste na condução política geral ou exercício do poder do Estado. No sentido estrito, habitualmente, entende-se como tal o órgão (que pode estar formado por um Presidente ou Primeiro Ministro e um número variável de Ministros) para os quais a Constituição ou a norma fundamental de um Estado atribui a função ou poder executivo, e que exerce o poder político sobre uma sociedade.
Em termos amplos, o governo é a estrutura que exerce as diversas atividades estatais, denominadas comumente de poderes do Estado (suas funções). O Governo, no sentido próprio, tende a identificar-se com a atividade política.
O Governo não é o mesmo que o Estado. Estão vinculados pelo elemento do poder. O governo passa, modifica e se transforma, enquanto o Estado permanece idêntico.
Neste sentido, o Governo é o conjunto dos órgãos diretores de um Estado pelo qual se expressa o poder estatal, por meio do ordenamento jurídico.
A missão do Governo é criar um sistema de auto-proteção social para e com as pessoas que vivem no Estado, seguro a longo prazo, auto-finaciável, de excelente qualidade e sem corrupção. Prioritariamente assegurar o futuro da saúde, educação, crédito, propriedade, aposentadorias, moradias... Enfim, elementos que proporcionem o bem estar social com a manutenção da ordem.