Arte
Todos os objetos de cerâmica são feitos a partir de diversos tipos de argila, com ou sem aditivos; podem ser pintados, vidrados, esmaltados ou dourados. As argilas são produtos naturais formados pela longa erosão das rochas na crosta terrestre. Com o aperfeiçoamento das técnicas, os oleiros passaram a usar misturas cada vez mais complexas de argilas e minerais para obter as propriedades e os efeitos desejados.
vidro
As principais matérias-primas do vidro inorgânico são a sílica (areia), um álcali (geralmente óxido de sódio ou óxido de potássio, que geram respectivamente os vidros de soda e de potassa), e cálcio (cal). Modificadores, estabilizantes e corantes são adicionados para tornar executável o trabalho com o vidro ou para se obter propriedades decorativas.
GRUPOS QUÍMICOS DE VIDRO
O componente básico do vidro de soda-cal é a sílica
PRESERVAÇÃO/CONSERVAÇÃO
Os objetos de vidro devem ser limpos cuidadosamente com uma escova de cerdas macias ou um fole.
A fim de se evitar a ‘exudação do vidro’, os objetivos devem ser mantidos em ambientes secos, de preferência em vitrines fechadas, com umidade relativa inferior a 40%.
Com relação ao manuseio, transporte, guarda e exposição dos objetivos de vidro ou cristal, deve ser tomada as mesmas precauções indicadas para as cerâmicas, em função da fragilidade física desses materiais.
HIGIENIZAÇÃO E MANUSEIO
A higienização de rotina apresenta dois riscos principais: a limpeza em si e o manuseio e a movimentação a ela relacionados. Em geral, a limpeza de objetos de cerâmica e vidro, que não deve ser muito freqüente, faz uso de uma escova macia em uma mão, enquanto a outra segura ou estabiliza o objeto. As partes douradas não devem ser tocadas com as mãos ou escovas, pois com o tempo isso pode apagá-las, e não se deve aplicar força ou fricção nas partes frágeis ou que foram reparadas.
Antes de manusear o objeto, examine-o cuidadosamente para identificar rachaduras ou partes fragilizadas. Erga