Arte
Curso: Produção Audiovisual
2˚ Semestre
Professora: Marta Mencarini
Academico: Abimael C. de Lira Júnior
ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO VISUAL
Elementos visuais consistem a substância básica daquilo que vemos. O ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimiento. São a materia prima de toda informação visual.
O ponto é a unidade de comunicação visual mais simples. Quando fazemos uma marca pensamos nesse elemento como ponto de referencia ou um indicador de espaço. A linha é formada por pontos justapostos que são de impossível identificação. Também podemos definir a linha como um ponto em movimiento. A linha descreve a forma. O quadrado, o triângulo e o círculo são as três formas básicas na linguagem visual. Todas as formas básicas expressam três direções visuais básicas. O quadrado: horizontal e vertical, o triângulo: diagonal, e o círculo: a curva. O tom é a intensidade da obscuridade ou claridade de qualquer coisa vista. Vemos graças a presença ou a ausencia relativa da luz. A cor tem afinidade com as emoções e está impregnada de informação. É uma das mais penetrantes experiências visuais que temos. Textura é o elemento visual que com frequência serve de substituto para as qualidades de outro sentido, o tato. Podemos apreciar e reconhecer a textura tanto através do tato quanto da visão, ou mediante a combinação de ambos.
Todos os elementos visuais são capazes de se modificar e se definir uns aos outros. O proceso constitui, em si, o elemento daquilo que chamamos de escala. A escala pode ser estabelecida não só através do tamanho relativo das pistas visuais, mas também através das relações com o campo ou com o ambiente.
A representação da dimensão em formatos visuais bidimensionais também depende da ilusão. Não só podemos senti-la, mas também vê-la, com o auxílio de nossa visão estereótica e binocular. No caso da dimensão, o elemento visual do movimiento se encontra