arte
A arte é uma linguagem universal e, como tal, vem sendo valorizada gradativamente, obtendo destaque e conquistando seu espaço. A sua importância dentro do currículo foi constantemente reconhecida, sem, porém, se desenvolver meios para a sua efetiva aplicação em sala de aula.
A mudança de diretrizes no ensino da arte é resultante de um processo de reformas e mobilizações político-sociais que trazem à luz questões como a validade e a importância do ensino de arte dentro do universo escolar.
O desenvolvimento da arte na escola deve atender à busca de um ensino voltado para a reflexão estética e histórica da arte, buscando simultaneamente o desenvolvimento de uma expressão pessoal criativa e crítica.
A arte apresenta conteúdos próprios e também apropriados para todas as idades, sendo assim nosso objeto de estudo neste trabalho.
PROBLEMA
Nos dias atuais, nem todos dão o devido valor ao estudo das artes no processo Educacional, sendo assim precisa-se mostrar para os educandos e educadores sobre a importância da Arte.
Embora a Arte Educação forneça aos educadores inúmeros subsídios para se trabalhar o desenvolvimento intelectual, a reflexão, o senso crítico dos educandos, o ensino da disciplina encontra ainda hoje, certos entraves que a restringem a um papel secundário na educação.
JUSTIFICATIVA
O tema foi escolhido devido a Arte na Educação ser de extrema importância e vigorar no espaço escolar desde muito tempo. Pode-se considerar a Arte como um importante meio de conhecimento para o aluno, contribuindo para seu senso criativo e crítico, partindo da realidade do próprio aluno e da sociedade e cultura ao qual está inserido, bem como o conhecimento e interpretação de outras culturas.
A arte tem uma grande importância na educação escolar e em geral ela tem função indispensável na vida das pessoas desde o início das civilizações, tornando-se um fator essencial de humanização. “Cada um de nós,