arte
Movimentos Artísticos
Objetivo:
Discutir os movimentos artísticos, as características próprias de cada movimento, relações estabelecidas com movimentos anteriores e posteriores, e características presentes nas sociedades que se observam nas produções artísticas, fatos históricos e sociais que interferem em cada movimento.
Descrição:
Todo período histórico tem suas angústias, valores, formas de expressão, códigos, pautados no “sentimento da época”; assim, por meio da arte podemos participar dos elementos do sentimento que fundam outras culturas e interpretarmos as suas mensagens e significados. Pensar a aproximação dos alunos com os sentimentos da época por meio da arte é também importante para que eles notem um sentido no estudo de outras disciplinas como, por exemplo: história, geografia e matemática. Pois os alunos se vêem distantes do que estudam e o que aprendem parece não fazer sentido nenhum em aprender e o conhecimento é tido como uma “obrigação”, uma mera necessidade para se inserir no mercado de trabalho.
A proposta desse tópico é discutir com os alunos os “ismos” da arte; ou seja, os movimentos artísticos e períodos da arte. Não busco um debate se de fato podemos “separar” a arte dessa forma, mas uma vez que durante a história as sociedades têm características próprias e essas características se expressam também na arte; aqui se propõe observar a arte pensando também as características da sociedade na qual essa está inserida, pensar também como a arte antecipa algo que ainda não foi explicado, traz novos conceitos.
Mas ao trazer a arte expressando o pensamento de um período, é importante mostrar aos alunos que a arte não é simples expressão do