arte
As pinturas abaixo são feitas em paredes. Elas retratam cenas do cotidiano, mas milhares de anos as separam.
Maurício Villaça; grafitismo
Bisões na gruta de Lascaux - França
Mesmo que não houvesse legenda nas fotos, com certeza saberíamos dizer qual é a pintura pré-histórica e qual é a pintura do final do século XX.
Um artista pré-histórico jamais poderia pintar prédios, mulheres vestidas assim e um artista moderno só conhece o bisão como animal em extinção. Além disso, os materiais utilizados também evidenciam tempos diferentes.
Na Pré-história não existia o spray nem as tintas látex e acrílica, usada pelos grafiteiros. As tintas eram retiradas da natureza.
A arte é fiel testemunha da história construída pelo homem. Ao esculpir, pintar e desenhar, um artista retrata a realidade. Os acontecimentos políticos, econômicos, sociais influenciam a sua criação. Veja:
Irmãos Limbourg/Iluminura
Idade Média
Café- Portinari
As Respingadeiras- Millet
Trabalhadores egípcios
Embora as figuras acima mostrem pessoas trabalhando, percebemos épocas diferentes em cada uma delas através dos ambientes retratados, vestimentas etc.
No entanto, não podemos esquecer que, além de testemunhar a história por intermédio da arte, o artista poderá criar uma obra que não esteja diretamente relacionada à realidade do meio em que vive. Ele poderá pintar, desenhar, esculpir, compor uma música e, assim, expressar novas realidades, seus sentimentos, suas idéias sobre forma, cor, movimento etc.
+A arte é uma das formas de desvendar fatos históricos. Ela vem servindo como fonte de informações históricas das mais diversas civilizações antigas. Um exemplo é a obra "Odisséia" de Homero, arte da literatura que ajudou a testemunhar através de seus relatos a história da Grécia Antiga. Pinturas nas paredes das pirâmides egípcias ilustraram e afirmaram acontecimentos da antiguidade.
A Arte testemunhando a história
“A