Direito Internacional
Aula Nº 2 – Teorias do Comércio
Internacional
Objetivos da aula:
Identificar as principais teorias que explicam os determinantes e as vantagens do comércio internacional.
Ao final desta aula, o aluno será capaz de comparar as teorias que explicam o funcionamento e as vantagens das relações comerciais entre nações e perceber os fatores que proporcionam o avanço do comércio no mundo.
Recentemente, fatores bastante diversos como economias de escala, diferenciação dos produtos e proteção de empresas domésticas, entre outros, têm feito parte do arcabouço teórico sobre comércio internacional e integrado as abordagens da nova teoria do comércio.
O debate acerca das prerrogativas e das conseqüências do comércio internacional pode se estender a opiniões diversas. Alguns acreditam que o comércio é uma das principais vias de desenvolvimento econômico, pois proporciona o crescimento do mercado local e a manutenção da concorrência, entre outras coisas. Em contrapartida, outros acreditam que o comércio internacional é uma das mais graves formas de exclusão econômica vigentes no mundo, uma vez que os países desenvolvidos
Faculdade On-Line UVB
Comércio e Economia Internacional
A liberalização do comércio constitui um dos mais importantes aspectos relativos ao processo de globalização, pois possibilita a expansão das atividades econômicas, a participação na rota dos investimentos internacionais e a adequação aos padrões de competitividade internacional. Aula 02 - Teorias do Comércio Internacional
1. Introdução
13
Anotações do Aluno
produzem bens de maior valor agregado em comparação com os países em desenvolvimento, portanto os países industrializados podem ser beneficiados em uma relação comercial.
Em todo caso, a corrente teórica predominante no debate mundial defende o comércio (livre), pois não deixa de ser uma forma de as empresas e nações obterem vantagens econômicas em um cenário global.
1.1