arte
O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento final; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto.
As pessoas se apropriam da própria cultura para produzirem objetos cujo objetivo, na maioria das vezes, é a venda. Sendo assim, o artesão faz repetitivamente objetos, uma vez que possui habilidades para tal e o produto de seu trabalho está diretamente ligado à questão da tradição do país. Os artesãos passam seu conhecimento para os filhos, para os netos e, dessa forma vão mantendo viva a técnica, criando novas peças e, às vezes, diversificando os materiais utilizados.
Hoje, o artesanato é utilizado também como terapia, como atividade contra o stress do dia a dia, como lazer, de forma lúdica ou para tratamento psíquico. Quando fazemos artesanato não temos a preocupação ou a intenção de trabalhar os conteúdos das artes plásticas como pontos, linhas, formas, texturas, cores, sobreposição, perspectiva e outros. Busca-se a beleza, a funcionalidade e, quase sempre, o retorno financeiro.
A Arte se apropria da mesma cultura mas usa esta linguagem de uma outra maneira, como forma de expressão. A cultura de um povo é que vai mostrar sua Arte, ou seja, a Arte retrata a cultura dentro do momento histórico em que está sendo produzida.
A diferenciação entre Arte e Artesanato dá-se então na forma como que se apropriam da cultura. A linguagem utilizada é que fará a diferença.
Arte-educação e Artesanato na ESCOLA
Apesar da arte estar muito ligada ao artesanato e o artesanato muito ligado à arte, na escola, o enfoque é bem diferente.
Na sala de aula as aulas de Artes devem contemplar as quatro linguagens (Dança, Música, Teatro e Artes