Química Ácidos e Base
ESTUDO DOS ÁCIDOS E BASES
Santos – 2013
ESTUDO DOS ÁCIDOS E BASES
Relatório da aula sobre ácidos e bases na disciplina Química Tecnológica do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Católica de Santos.
Orientador: Prof. Dra. Adriana Florentino de Souza
Santos – 2013
1. Objetivo
Comprovar experimentalmente as propriedades funcionais dos ácidos e bases, utilizando indicadores ácido-base comumente empregado em prática laboratorial e indicadores ácido-base de origem vegetal;
Diferenciar solução eletrolíticas de solução não eletrolíticas.
2. Metodologia
2.1. Parte Experimental Para o estudo em questão, foram dispostas cinco baterias iguais de nove amostras diferentes:
1. Ácido Clorídrico;
2. Hidróxido de Sódio;
3. Vinagre;
4. Detergente;
5. Shampoo;
6. Leite de Magnésio;
7. Suco de Limão;
8. Refrigerante;
9. Sabão em Barra. Feita a separação, foram reservados os indicadores ácido-base:
1. Laranja de Metilo;
2. Azul de Brotimol;
3. Fenolftaleína. Para obtenção dos indicadores ácido-base de origem vegetal, foi necessário o aquecimento de feijão preto e repolho. Após aproximadamente 15 minutos de fervura, foi reservado uma amostra dos indicadores de origem vegetal. As baterias de amostras foram montadas em nove colunas e para cada linha diferente um indicador foi adicionado, conforme tabela 1 a seguir.
A diferenciação das soluções eletrolíticas foi feita através de aparato específico; uma lâmpada ligada a dois fios com pontas desencapadas foi colocada em cada solução, sem que as pontas se encostassem e após a limpeza das mesmas. A tabela 2 ilustra os nove casos.
ESCREVER SOBRE O PAPEL AZUL E VERMELHO
A medição do pH das soluções foi feita de duas formas diferentes. A primeira foi mais simples; apenas a introdução de papéis medidores de pH e comparação da coloração obtida