Arte e Matemática
SÍNTESE DA OBRA “EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PELA ARTE: UMA DEFESA PELA EDUCAÇÃO DA SENSIBILIDADE NO CAMPO DA MATEMÁTICA ”
Iara Fragal
Izabely Alves Iecker
Jéssica Cristina de Souza
Maringá/PR
06/2013
O artigo “Educação Matemática pela Arte: uma defesa pela educação da sensibilidade no campo da matemática”, escrito por Lucimar Donizete Gusmão, foi escrito visando o fortalecimento da relação de interdisciplinaridade entre matemática e arte, procurando aprimorar e implementar a ação docente, de forma a exaltar a sensibilidade no campo da matemática e seu caráter estético. Diante da experiência adquirida por anos de docência na área da matemática, e envolvida com diversos encontros e minicursos que visavam a melhoria das metodologias dessa disciplina, a autora percebe a necessidade de se ensinar a matemática de uma forma mais sensível, capaz de levar os alunos a perceberem o mundo de uma forma diferente, e a se encantarem com a beleza da matemática através da arte.
Ao longo do texto, o artigo responde a duas perguntas essenciais: “Como a arte pode ser fonte de conhecimento para a matemática visando seu ensino?” e “Como e em que medida a arte pode contribuir para uma metodologia de ensino de matemática que incorpore aspectos da estética da matemática?”, embasado principalmente nas obras “A Educação pela Arte”, “A Redenção do Robô: meu Encontro com a Educação através da Arte”, ambos de Herbert Read (filósofo inglês, 1893-1968), “Fundamentos Estéticos da Educação” de João Francisco Duarte Junior e “O Sentido dos Sentidos: a educação (do) Sensível” escrito por Duarte Junior.
O próprio título da obra “A Redenção do Robô: meu Encontro com a Educação através da Arte”, já nos revela algo importante. Associamos a palavra robô, aquilo que é mecanizado, que vem de alta tecnologia e que aponta o progresso humano. E realmente, temos vividos