arte e ludicidade
DELIMITAÇÃO DO TEMA: Inclusão de projetos de Entretenimento, artes e jogos lúdicos, nas aulas das crianças na educação infantil.
PERGUNTA DE PESQUISA:
• Quais são as metodologias utilizadas para a inserção artes e ludicidade apropriados na educação infantil?
• De que forma a realidade é levada para dentro da escola, trabalhando com o lúdico?
HIPÓTESE
Nossas escolas estão preparadas para elaborar programas que possam conter no campo técnico brincadeiras e jogos, para as crianças aprenderem de uma forma mais inovadora?
OBJETIVO GERAL: Demonstrar a importância da inserção de artes e ludicidade como um modelo prático de vivência e consciência, visando uma melhor prática no desenvolvimento da criança.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Analisar a importância do lúdico no ensino das crianças com o intuito de ter uma sociedade que se volte para esse trabalho.
• Perceber as possibilidades e os limites das crianças, a partir de trabalhos que mobilizem a prática desenvolvida no dia-a-dia de cada uma delas.
• Realizar atividades utilizando instrumentos práticos e teóricos nas atividades para poder desempenhar a sua real função de formadora afetivo intelectual. É necessário que a mesma valorize a seriedade na busca do conhecimento, resgatando o lúdico, o prazer do estudo, sem, contudo reduzir a aprendizagem ao que é apenas prazeroso em si mesmo.
INSTRUMENTOS DE COLETAS DE DADOS:
A Educação Infantil para ser efetiva deve promover simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade do ensino aplicado. Utilizam-se como laboratório, os recursos naturais e físicos, iniciando pela escola, expandindo-se pela circunvizinhança e sucessivamente até a cidade, a região, o país, o continente e o planeta.
A aprendizagem será mais efetiva se a atividade estiver ligada às situações da vida real da cidade, do meio em que o aluno vive e da disposição do