Organização
Ao longo dos séculos, a Igreja Católica foi estruturando a sua organização sua hierarquia de autoridade, seu estado maior e sua coordenação funcional.
De alguma forma, a estrutura eclesiástica serviu de modelo para muitas organizações. Outro tipo de influência para as organizações foi à organização militar, onde atuou enormemente o desenvolvimento das teorias da administração ao longo do tempo.
O corrente estudo refere-se a uma análise das organizações, suas fases, tipos, vantagens e desvantagens, e as esferas de aplicação.
Espera-se que com a elaboração deste trabalho, possa-se contribuir um pouco no esclarecimento das organizações existentes, e também forneça ao leitor satisfação e engrandecimento de sua cultura.
ORGANIZAÇÃO
APOSTILA SOBRE
Influência da Organização da Igreja Católica
Ao longo dos séculos, a igreja católica foi estruturando a sua organização sua hierarquia de autoridade, seu estado-maior e sua coordenação funcional. A igreja tem uma
ORGANIZAÇÃO
organização hierárquica tão simples e eficiente que a sua enorme organização mundial pode operar satisfatoriamente sob o comando de uma só cabeça executiva: o Papa, cuja autoridade coordenadora lhe foi delegada de forma mediata por uma autoridade divina superior. De alguma forma, a estrutura da organização eclesiástica serviu de modelo para muitas organizações que, ávidos de experiência bem-sucedidas, passaram a incorporar uma infinidade de princípios e normas administrativas utilizadas na Igreja Católica.
Influência da Organização Militar
A organização militar influenciou enormemente o desenvolvimento das teorias da administração ao longo do tempo. A organização linear, por exemplo, tem suas origens na organização militar dos exércitos da Antiguidade e da época medieval. A escala hierárquica, ou seja, a escala de níveis de comando de acordo com o grau de autoridade e responsabilidade correspondente é tipicamente um aspecto da organização militar utilizado