Arte rupestre
ENSINO MÉDIO – 1ª SÉRIE
HISTÓRIA
PROFESSORA LYGIA
ARTE RUPESTRE
NOME: GIULLIA GRILL CORDEIRO
TURMA 107
Porto Alegre, 15 de março de 2013.
Pintura rupestre no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí (Brasil). O parque foi criado com a finalidade de proteger um dos mais importantes exemplares do patrimônio pré-histórico do país.
Lascaux é um complexo de cavernas ao sudoeste de França. As paredes estão pintadas com bovídeos, cavalos, cervos, cabras selvagens, felinos, entre outros animais, permite pensar tratar-se de um santuário. Foi descoberta a 12 de Setembro de 1940, por quatro adolescentes: Marcel Ravidat, Jacques Marsal, Georges Agnel e Simon Coencas.
Arte rupestre, pintura rupestre ou ainda gravura rupestre, são termos dados às mais antigas representações artísticas conhecidas, as mais antigas datadas do período Paleolítico, gravadas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos, ou também em superfícies rochosas ao ar livre, mas em lugares protegidos, normalmente datando de épocas pré-históricas. Apesar de seus limites, a arte rupestre oferece valiosas informações sobre o passado pré-histórico.
Há milhares de anos, o homem deixou imagens gravadas ou pintadas em rochas e cavernas que representavam o seu cotidiano e vida das comunidades locais.
No Brasil, as pinturas e gravuras mais antigas, que chegam a ter 12.000 anos, foram encontradas no Parque Nacional da Serra da Capivara, região de São Raimundo Nonato (Piauí). São desenhos e esboços de animais, pessoas, plantas e objetos. Muitas vezes mostram cenas da vida cotidiana e cerimônias de culto.
É uma importante fonte de informações que nos relata sobre o tempo e os costumes de alguns grupos humanos. Para alguns estudiosos, o desenvolvimento desse tipo de manifestação esteve diretamente ligado ao processo de dominação do fogo. O controle desse elemento natural permitiu o conforto e a segurança necessários para o posterior