Arte rupestre
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Artes Visuais (ART 0075)
14/12/2012
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo, especificar e esclarecer o comportamento humano nos períodos Pré-Históricos, enfatizando a relação humana com a arte. O método utilizado para a conclusão do mesmo foi pesquisa bibliográfica. O trabalho especificará os métodos de sobrevivência utilizados pelo homem com o passar dos Períodos Paleolítico, Mesolítico e Neolítico, respectivamente. Apresentará as dificuldades e barreiras enfrentadas pelos nossos ancestrais, tais como crenças, cultura, forma de lidar com a realidade que o homem primitivo enfrentou até que pudesse se desenvolver e dar continuidade a evolução de sua espécie.
Palavras-chave: Arte, comportamento humano, Evolução.
INTRODUÇÃO
Entende-se por arte, as manifestações e vestígios que o próprio homem deixa sobre sua história. Com a arte, ele é capaz de registrar sua realidade, suas ações, os acontecimentos que o influenciaram tais como os fatores econômicos, políticos, culturais ou sociais.
A Pré-História é caracterizada como o período que antecede a invenção da escrita. Com isso, a comunicação era restrita. Na maioria das vezes, o homem se comunicava a partir de gestos, ruídos, símbolos, desenhos e sons.
Não havia o uso de palavras, pois a linguagem ainda não era totalmente desenvolvida. A arte também era uma forma de comunicação e ficou, mais tarde, conhecida como arte rupestre.
DESENVOLVIMENTO
Pode-se encarar a arte rupestre como a o primeiro registro de arte que se tem conhecimento, pois são as primeiras formas de manifestação artística encontradas da humanidade. Muitos historiadores não consideram o homem pré-histórico um verdadeiro artista, com a alegação de que ele não teria propostas pessoais a expressar através de sua arte e que sua única preocupação seria registrar sua existência e representar o valor de sua comunidade.
Todavia, a arte é o registro das