Arte oriental
Este trabalho irá abordar o contexto histórico das artes específicos das regiões do Japão, China, Índia, Pérsia e Islã, mostrando a enorme diversidade de culturas existentes no oriente. Serão mostrados exemplos em fotos dos períodos citados, exibindo arquitetura, pintura, escultura etc. de cada período e lugar, revelando a historia fascinante de uma região com uma enorme carga cultural envolta em mistérios e beleza, atravessando décadas de dedicação às belas artes.As perguntas especificadas serão encontradas nas ultimas paginas, complementando assim tudo o que for dito ao longo do trabalho.
‘’A arte é a auto-expressão lutando para ser absoluta. ’’
- Fernando Pessoa
ARTE NO JAPÃO
O Japão aderiu e desenvolveu as ideias dos países vizinhos, como a China. A pintura é a forma favorita de expressão no Japão, cujo a característica principal é configurar um mundo de perfeita harmonia e serenidade. Escultura é a melhor forma de representação artística e está relacionada com a religião mas foi decaindo devido a perda da tradição budista. Na arquitetura, os japoneses preferem materiais naturais e uma combinação de exterior e interior.
Período Jomon (8500 a.C – 300 d.C): No início era uma arte simples e primitiva na forma de cerâmica com detalhes feitos com cordas. Nesse período, a arte evoluiu para figuras de barro decoradas com estrias.
(fig.1)
Período Yayoi: A cerâmica Yayoi é avermelhada e mais fina que a Jomon. Junto com a cerâmica, foram encontrados também dotaku e espelhos, armas, objetos de vidro e jade. Os imigrantes introduziram seus conhecimentos em agricultura, suas técnicas em metais para fabricação de armas de cobree objetos de cerâmica com o torno e o cozimento do forno.
(fig.2)
Período Kofun: construíam-se grandes túmulos (fig.3) para nobres e príncipes, como a tumba de Nintoku Teano, que tem paredes cobertas de pinturas policrômicas rudimentares, ao lado de