Arte na Praça
Edição: Muriaé
I - Das Disposições Preliminares:
1.1. O Concurso para concessão do “Prêmio Motivaço – Cidades Sustentáveis” será regido por este Edital.
1.2. O concurso é uma ação idealizada de que pessoas engajadas podem transformar sua cidade, todos podem propor ideias.
1.3. Muriaé possui uma população de cerca de 105.000 pessoas, nos últimos anos a cidade tem crescido exponencialmente, porem de forma desordenada o que vem acarretado diversos problemas em relação a mobilidade urbana (historicamente Muriaé possui ruas estreitas), em relação ao conforto térmico pois há poucas arvores e o asfaltamento da cidade agravou essa sensação de calor. Além de serem pouco aproveitados os espaços públicos.
1.4. As propostas devem tratar de temas que transformem Muriaé em uma cidade sustentável, que propiciem o estabelecimento de novas práticas cotidianas, para tanto deve abordar um ou mais de um aspecto que levam a sustentabilidade socioambiental, tais como:
Modelo de gestão de resíduos na cidade, que contemple o manejo adequado de resíduos, intensifique e estimule a prática da coleta Seletiva de lixo.
Meios de estimular o uso de transportes alternativos e redução de consumo de combustível.
Aproveitamento de sobras de lanchonetes e restaurantes.
Recuperação de bosques e áreas verdes por meio de projetos paisagísticos e de ações que potencializem o melhor uso das paisagens naturais que fazem parte do ambiente do municipio e garantam a preservação da sua biodiversidade. Estratégias e mecanismos de compra sustentáveis que contemplem materiais ecologicamente corretos e preservem o meio ambiente e a saúde da comunidade.
Propostas de modelo de urbanização ambientalmente sustentável, em sintonia com a legislação específica, e que priorize a preservação do ambiente natural que cerca os bairros do municipio.
Propostas de projeto de obras de baixo impacto ambiental e adequado as características climáticas da região,