ARTE NA IDADE MEDIA
Durante a idade medieval (séculos V-XIV) a arte se caracterizou pela integração da pintura, escultura e arquitetura. Nesse período, a igreja católica exerceu forte controle sobre a produção científica e cultural concretizando uma ligação entre a produção artística com o cristianismo. Isto proporcionou a predominância dos temas religiosos nas artes plásticas, na literatura, na música, na arquitetura e no teatro. O imaginário dessa época esteve sempre voltado para o teocentrismo (Deus como centro de tudo).
As artes que mais se destacaram na Idade Média foram as artes plásticas: arquitetura, pintura e escultura. Suas principais realizações foram as igrejas, podendo-se distinguir, nelas, dois estilos básicos: o românico e gótico.
A Arte Medieval ocupou uma vasta extensão de tempo da historia da arte, uns 1000 anos , assim como amplos territórios, como o oeste de Europa e o norte de África.
Os historiadores classificam a arte medieval como um grande período artístico, ainda que dentro deste poder-se-ia fazer várias subdivisões : Arte celta, Arte cristã tempera, Arte do período migratório, Arte pré romântica e Arte românica, Arte gótica, Arte bizantina e Arte Islâmica. Cada "povo" ou cultura da Idade Media teve o seu próprio estilo como a Arte anglosaxona ou a Arte viking. A arte medieval usou todo tipo de técnicas e estilos, como os mosaicos e a escultura entre outros
ESTILO ROMÂNICO
Este estilo prevaleceu na Europa no período da Alta Idade Média (entre os séculos XI e XIII).
Arquitetura
A construção da época foi fundamentalmente religiosa, pois somente a Igreja cristã e as ordens religiosas possuíam fundos suficientes ou pelo menos a organização eficiente para arrecadá-los e financiar o erguimento de capelas, de igrejas e de mosteiros.
Na arquitetura, principalmente de mosteiros e basílicas, prevaleceu o uso dos arcos de volta-perfeita e abóbadas (influências da arte romana). Os castelos seguiram um estilo voltado para o aspecto de