Arte Moderna - Experiencia Artistica
NEOPLASTICISMO
Momento Histórico
Neoplasticismo é o termo criado pelo artista holandês Piet Mondrian para uma arte abstrata e geométrica. Segundo o artista, a arte deve ser desnaturalizada e liberta de toda referência figurativa ou de detalhes individuais de objetos naturais. Assim, Mondrian restringiu os elementos de composição pictórica à linha reta, ao retângulo, às cores primárias - azul, amarela e vermelha - e aos tons de cinza, preto e branco.
Mondrian fundou com Theo Van Doesburg a revista De Stijl, publicada de 1917 a 1928, onde publicou textos sobre o Neoplasticismo. De Stijl foi uma aliança de artistas, arquitetos e designers e sua missão era criar uma arte nova e internacional, em um espírito de paz e harmonia, pois a Holanda acabara de passar pela Primeira Guerra Mundial.
Principais Teóricos do Neoplasticismo:
Van Doesburg
Bart van der Leck
Piet Mondrian
Georges Vantongerloo
Vilmos Huszár
J.J.P.Oud
Roberto van’tHoff
Jan Wils . Antony Kok
Van Doesburg e Mondrian foram os principais teóricos do grupo e lançaram a revista De Stijl a fim de divulgar suas idéias. Eles acreditavam que o cubismo não havia ido muito longe ao desenvolvimento da abstração e que o expressionismo era subjetivo demais.
Embora admirassem o futurismo, distanciaram- se dele após a entrada da Itália na guerra. Assim como os membros da Bauhaus e os construtivistas, eles queriam usar a arte para mudar a sociedade.
Características:
O Neoplasticismo defendia uma total limpeza espacial para a pintura, reduzindo-a a seus elementos mais puros e buscando suas características mais próprias.
A necessidade de ressaltar o aspecto artificial da arte (criação humana) fez com que os artistas deste movimento usassem apenas as cores primárias (vermelho, amarelo, azul) em seu estado máximo de saturação (artificial), assim como o branco e o preto (inexistentes na natureza, o primeiro sendo presença total e o segundo ausência total de luz).
Claramente um movimento de arte