Arte , inovação e história mm projeto de responsabilidade social nas escolas de 1º e 2º graus
Linhas de pesquisa:
Educação, cidadania e desenvolvimento humano
Salvador - Bahia 30/04/2013
Sumário:
1 - INTRODUÇÃO
2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3 - METODOLOGIA E APRESENTAÇÃO DA PESQUISA
4 - CONSIDERAÇÕES FINAIS
5 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 – INTRODUÇÃO
O anteprojeto aqui apresentado reúne argumentos que sustentam a necessidade da inserção da escola para "além de seus muros" e que este processo seja feito de maneira planejada e responsável. Pois, incessantes discussões acerca dos novos papéis que a escola deve desempenhar em uma sociedade onde que tudo parece desgastado no contexto de Modernidade Líquida não se esgotam neste trabalho. Situar a escola como um ator social que afeta o seu entorno e que reciprocamente é afeta é um dos objetivos deste artigo.
Novas demandas sociais estão exigindo das Instituições de Ensino, de seus professores e pedagogos; o desenvolvimento de novas competências que dêem resposta e apontem mundos possíveis para todos seus envolvidos diretos (alunos, família e professores) mas também para a comunidade e seus sujeitos historicamente excluídos dos olhares e ações governamentais. Ora, a escola ao estabelecer uma multiplicidade de relações com diferentes atores da sociedade civil, da vida privada e particular em âmbito familiar e também vinculada ao Estado e ao Mercado devem munir-se de técnicas e ferramentas adequadas de intervenção do social: os projetos. Sociais. São eles, a melhor solução para organizar ações sociais, uma vez que "capturam" a realidade complexa em pequenas partes, tornando-as compreensíveis, planejáveis e manejáveis.
2 .FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 – O SOCIAL NA ESCOLA ATUAL
Acalorados são sempre os debates que permeiam a educação e o papel da escola no cenário atual brasileiro. As discussões acerca da escola e seu permanente diálogo com as mudanças do mundo suscitam reflexões e