arte indígena brasileira
O primeiro contato com os nativos ocorreu em 1500. A primeira questão sobre á arte produzida pelos indígenas é como defini-la ou caracterizá-la, ao dizermos que um objeto indígena tem “qualidades artísticas”, estamos utilizando nosso próprio ponto de vista e valendo-nos de critérios da nossa civilização, e não da cultura indígena.
Para eles, o resultado tem que ser perfeito.
Objetos indígenas com diferentes finalidades – uma lança cerimonial, um escudo cerimonial ou um banco são criações artísticas porque a beleza resulta de sua perfeita realização.
A arte indígena representa muitas vezes as tradições de sua comunidade.
FASE MARAJOARA
Os povos da fase Marajoara vieram do Noroeste para a América do Sul por volta do ano 400. Construíram habitações, cemitérios e locais para as cerimônias.
Suas produções mais características foram as cerâmicas, dividida entre vasos de uso doméstico e vasos cerimoniais e funerários.
Outros objetos da cerâmica Marajoara, como bancos, colheres, apitos, adornos e estatuetas.
A CULTURA SANTARÉM
Não há estudos sobre possíveis fases culturais dos povos que habitaram a região próxima á junção dos rios Tapajós e Amazonas, os vestígios culturais que foram encontrados estão englobados em um complexo cultural denominado “Cultura Santarém”, onde o destaque também é a cerâmica.
A cerâmica santarena demonstra decoração bastante complexa e refinada, pinturas e desenhos, as peças têm ornamentos em relevo, com figuras humanas ou de animais.
A cultura Santarém produziu ainda cachimbos e estatuetas de formas variadas. Diferente das estatuetas Marajoaras, a Santarém representam com maior fidelidade as formas dos seres.
A chegada dos colonizadores por volta do século XVII, fez com que essa cultura perdesse sua produção e acabou por desaparecer.
A ARTE INDÍGENA DEPOIS DA CHEGADA DOS PORTUGUESES
Hoje podemos identificar duas grandes modalidades culturais: a dos Silvícolas, que vivem nas áreas florestais, e a dos