ARTES INDÍGENAS BRASILEIRAS
As artes indígenas brasileiras são as artes que os povos nativos do Brasil produziam antes, durante e depois da colonização portuguesa. No Brasil há uma grande diversidade de tribos indígenas, e no geral elas se destacam na arte da cerâmica, trançado e enfeites corporais.
O conceito de arte é estranho aos índios, uma vez que os povos indígenas não têm uma palavra que designe "arte". Mesmo assim, os objetos indígenas exercem fascínio na civilização ocidental desde que esta entrou em contato com os povos tribais até então desconhecidos, por serem originais, misteriosos e exóticos. Esses objetos artísticos são dotados de simbologias, sejam elas sociais ou ritualísticas, de caráter sobrenatural e sagrado.
A principal diferença entre a arte indígena e a arte contemporânea ocidental talvez seja o fato da primeira possuir um caráter tradicional, ensinado e passado de geração para geração, além do forte utilitarismo que o permeia. Cada tribo tem suas crenças e tradições, e os objetos artísticos são um bom indicador desse fato. Através deles nós podemos distinguir as diferenças entre os povos indígenas, assim como seus costumes e folclores. A preocupação não é a de buscar novas criações, mas sim de manter as tradições herdadas e suas simbologias. Apesar disto, nós podemos notar e reconhecer marcas distintas nas obras, marcas estas deixadas pelas mãos dos artistas, que ensinarão suas tradições aos demais.
Outra diferença entre a chamada arte indígena e arte ocidental é que a segunda geralmente busca o desfrute estético, através de sua existência. Já a arte indígena quase sempre tem a finalidade de ser utilizada como um artefato, é dotada de um significado mais prático, não apenas para ser visto e apreciado. A sensibilidade dos índios, assim como a capacidade deles saberem e distinguirem o que é beleza, é bastante visível. Seus objetos decorados e entalhados, suas cerâmicas e cestarias, os ornamentos corporais, as pinturas, as músicas, as danças,