ATIVIDADE FÍSICA PARA UM CORAÇÃO SAUDÁVEL
Como anda a sua relação com os esportes? Se a sua prática tem sido condicionada a uma quantidade muito baixa, é importante reavaliar as prioridades de sua agenda.
O treinamento físico representa mais do que melhoras na vida social e autoestima elevada. Ele apresenta resultados no bem-estar físico com benefícios diretos no coração, de acordo com Fernando Morita, cardiologista do Hospital Albert Einstein. “A prática frequente de atividades físicas é uma das medidas mais eficazes para prevenção de doenças cardiovasculares, principalmente se associada com uma dieta equilibrada, abstenção do tabagismo e manutenção de peso adequado”, afirma. “O recomendado é que sejam feitas sessões de atividades entre 3 a 5 vezes por semana com duração de 40 minutos a 1 hora e intensidade moderada a intensa”, completa.
A descoberta não é recente: atividade física faz bem para a saúde. Isso porque o desempenho esportivo, principalmente os de longa duração, traz estreita relação com a função cardíaca, como a bomba. Isto é, a sua prática potencializa o transporte de oxigênio e apresenta melhoras exatamente desta função. A frequência cardíaca basal torna-se menor e o coração fica mais forte, bombeando o mesmo volume de sangue sem bater tantas vezes quanto antes.
Esse efeito chegou a registrar em esportistas um ritmo cardíaco na faixa de 30 batimentos por minuto durante o repouso – o que significa uma frequência menor que a metade de um sedentário.
No entanto, ainda que os benefícios da prática esportiva (felizmente) sejam maiores, segundo Morita, é sempre importante estar atento ao quadro especifico de cada pessoa. “Para a realização de atividades competitivas, recomenda-se sempre a avaliação por um cardiologista ou médico com especialização em medicina esportiva”, alerta o cardiologista. “Ainda assim, mesmo pessoas que tenham quadro como infarto do miocárdio recente, algumas doenças das válvulas do coração, raras doenças genéticas, uma inflamação do