arte grega
Professora: Yaci-Ara
Materia: Artes Visuais I
Codigo: APL008
A Arte Grega
De acordo com o texto “ A Arte Grega” a arte grega surge da combinação entre os dórios e os jônicos, esta combinação tenta explicar a coexistência de uma abstrata exigência a prioridade da ordem, simetria e proporção.
Como exemplo dessa ideia de simetria e proporção temos o cânon grego que poderia estar presente tanto na arquitetura, na simetria entre as partes e nas partes em um todo, quanto na escultura, com as dimensões relativas das partes do corpo humano. O cânon não é um tipo de molde ou constante iconográfica onde a imagem deve ser repetida mas sim uma relação de proporções entre as partes e um todo.
O tema principal da arte clássica grega é o mito, mas não é por isso q devemos chama-la de arte religiosa assim como a arte crista da Idade Media pois uma das diferenças entre o mito grego e a religião da Idade Media é que na Grécia os deuses apesar de sua divindade não são santos.
Na arquitetura destacamos a divisão da cidade em ágora e ástu, cidade alta e cidade baixa, onde dividiam se centro da vida civil, econômica e politica e casas de moradores.
Na construção de templos, ginásios e teatros a característica que se destaca são as colunas, sendo divididas principalmente em:
Doricas: As colunas circundavam cada lado. Cada coluna tinha vários tambores sobrepostos com 20 caneluras ou entalhes verticais. Estes elementos proporcionavam coerência e unidade visuais, além de fluidez, às colunas segmentadas. A forma do templo é chamada de "carpintaria petrificada" pois, ao utilizarem a pedra, os gregos adaptaram técnicas usadas em construções de madeira, O formato básico de um templo dórico fundamenta-se numa estrutura retangular de mármore, cercada por uma fileira dupla de colunas, com um pórtico na frente e outro atrás. Eram em geral baixos e maciços.
Jonicas: A sua característica principal encontra-se na voluta presente num capitel