Arte grega
Cerâmica de figuras vermelhas
O registro de pintura vermelha em cerâmica grega é um estilo de cerâmica grega, depois adotado no sul da Itália, em que o fundo é pintado de preto, enquanto a figura em si não é pintada. Assim, as figuras tomam o tom avermelhado do barro ateniensedepois que ele é cozido na presença de oxigênio. xistem muito poucos exemplares de vasos posteriores a 450 a.C. Não é claro por que razão esta técnica foi usada durante tão pouco tempo em Atenas. Admite-se que, com a prosperidade de Atenas, tenham passado a preferir o metal (bronze e prata).
O registro de pintura vermelha em cerâmica grega é considerado o ápice da cerâmica grega, e a maioria dos vasos ou taça hoje famosos por suas pinturas requintadas, são pintados no estilo de registro de pintura vermelha.
Alabastro
Alabastro foi um tipo de cerâmica usada na Antiguidade para armazenar óleo e perfume. Também são encontrados exemplares de pedra e terracota com fundo branco e figuras negras. Outros materiais utilizados são o vidro e metais precisos como o ouro.1 2 Usualmente não possuía asas, mas existem algumas peças com pequenas alças para facilitar o manuseio.3
Tipos de alabastro
Bulbo coríntio, com tamanho aproximado de oito a dez centímetros; comum em toda a Grécia. Surgiu em meados do século VII a.C.
Tipo alongado e pontiagudo, comum na Grécia oriental e nas cerâmicas etruscas e ítalo-coríntias.